terça-feira, 20 de março de 2012

Maçã – o fruto não proibido!

por: Angelyne

A maçã é o fruto da macieira que pertence à família “Rosaceae” do gênero “Malus”.

Informações nutricionais: composta por 85,5% de água, 0,5% de proteínas, 14% de hidratos de carbono, contém as vitaminas B1, B2 e Niacina além de sais minerais, é rica em quercetina, uma promissora substância que ajuda a evitar a formação de coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames. A maçã também é fonte de vitamina C que reforça o sistema imunológico, ajudando na cicatrização e no combate ao envelhecimento. Purifica o organismo como um todo.

Image by: khaki 
Informações adicionais: A maçã é um fruto depurativo e desintoxicante e é especialmente indicado para a diabetes, obesidade, acidez, diarreias, convalescências e favorece as secreções do aparelho digestivo. Produz efeitos benéficos sobre o coração, devido ao seu elevado teor de potássio e pela presença de pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial, prevenindo a arteriosclerose. Pode ser usada como laxante natural uma vez que auxilia na eliminação das fezes. Durante a digestão absorve a água e o alto teor de potássio contido na polpa da maçã libera o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo, não deixando que as fezes fiquem ressecadas e causem prisão de ventre. Seu consumo ajuda a prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, recomendando-se a ingestão de uma unidade diária com a casca, pois esse efeito se deve ao alto teor de pectina nela contido. A maçã é um bom auxiliar no processo de emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. Elimina as toxinas e dissolve o ácido úrico, prevenindo o câncer digestivo, evitando alergias, dissolvendo cálculos renais e da vesícula. Combate o artritismo, a gota, o reumatismo e a dor ciática. Calmante por natureza proporciona um sono relaxante. A sua casca seca é empregada em chás para purificar o sangue e como diurético. A maçã também tem a propriedade de limpar os dentes, fortalecer as gengivas e os seus ácidos ajudam a fazer a digestão dos alimentos gordos. Quando não puder escovar os dentes após uma refeição, coma uma maçã!
Para melhor aproveitamento das suas vitaminas, o ideal é consumi-la ao natural com a casca, pois é nesta que se localiza a maior parte das suas vitaminas e sais minerais.


 
Receita: Maçãs com mel, amêndoas e castanhas do Pará
Ingredientes:
3 maçãs
Mel
Amêndoas torradas e picadas
Castanhas do Pará picadas
3 paus de canela
Preparo: Lave muito bem as maçãs e retire o caroço com a ajuda de uma faca. Acomode-as em uma forma ou pirex. Coloque um pau de canela no orifício central e adicione o mel, as amêndoas e as castanhas do Pará a gosto. Em seguida espalhe mais mel por cima e leve a forno quente a 180º. Deixe assar por mais ou menos 30 minutos ou até a casca rachar. Durante o cozimento, junte um copo pequeno de água e regue as maçãs com o molho que se formar. Quando as maçãs estiverem caramelizadas, retire-as do forno, deixe esfriar e sirva frias.
Podem ser servidas com sorvete de creme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário