sexta-feira, 1 de junho de 2018

Junho: mês de Festas juninas

Festas Juninas e Quermesses


Festa junina - pintura do artista de Caruaru Militão dos Santos

Festa Junina

Originalmente as festas juninas eram festas pagãs. Ao longo do tempo essas comemorações assumiram aspecto religioso através dos católicos da Europa. Tais festas passaram a ser organizadas  para homenagear os santos de devoção: Santo Antônio, São João e São Pedro.

As festas juninas foram trazidas para o Brasil pelos colonos portugueses. Seus principais símbolos têm um significado para a festa:

Fogos de artifício – são queimados para espantar os maus espíritos.

Mastro – tem relação com os cultos agrários e é erguido para expressar gratidão aos santos pela germinação das sementes.

Bandeirinhas – originalmente continham frases religiosas ou desenhos de santos, atualmente só enfeitam a festa por suas cores.

Casamento – é uma sátira aos casamentos tradicionais: o pai da noiva, grávida, obriga o rapaz, que quer fugir, a se casar com a filha, apontando-lhe uma espingarda. Após a cerimônia, os noivos puxam a quadrilha.

Quadrilha – dança em agradecimento aos santos juninos.

Fogueira – geralmente bem alta, é queimada para purificar o local.

Comidas e bebidas típicas - simbolizam o agradecimento pela fartura nas colheitas. As mais comuns são: Amendoim torrado, Arroz doce, Bolo fatiado, Cachorro-quente, Pão com linguiça, Canjica, Curau, Cuzcuz, Doce de abóbora, Doce de batata doce, Espetinho, Milho cozido, Paçoca, Pamonha, Pasteis, Pinhão, Pipoca, Quentão, Sagu e Vinho quente.

Brincadeiras mais comuns:

Corrida de saco
Subindo no pau de sebo

Corrida do saco, Corrida do Saci-Pererê, Correio Elegante, Pau de sebo, Pescaria, Pular fogueira,
Simpatias.

Quermesse

Esse tipo de festa teve origem nos Países Baixos, durante a Idade Média. O nome “quermesse” vem da expressão kerkmisse, do antigo holandês (kerk é “igreja”, e misse, “missa”). A mais antiga festa desse tipo de que se tem notícia data de 1370.

A quermesse era realizada uma vez por ano em comemoração ao santo padroeiro da igreja. Assim, cada paróquia realizava sua quermesse numa data diferente, dependendo do dia da comemoração de seu santo padroeiro. Geralmente as quermesses eram precedidas de procissões religiosas.

Hoje em dia, o termo quermesse é usado para descrever qualquer evento onde exista algum tipo de diversão, como barracas de sorteios, jogos com prêmios, gastronomia típica, etc.

Atualmente são realizadas em vários lugares do mundo como Bélgica, Itália, França, Macau, Índia, Malásia, México, Brasil, Argentina, Chile e outros países na América, África e Ásia. Também realizam-se grandes procissões ligadas a esses festejos.

No Brasil, acontecem em um espaço amplo, ao ar livre, chamado de arraial, onde são erguidas barracas unicamente para o evento. Geralmente, o arraial é decorado com bandeirinhas de papel colorido, balões e palha de coqueiro ou bambu. Nesse local acontecem as quadrilhas, os forrós, os casamentos e demais brincadeiras.

A festa brasileira de São João é típica da Região Nordeste. Por ser uma região árida, o Nordeste agradece anualmente a São João Batista e também a São Pedro, pelas chuvas caídas nas lavouras.

Há também as comemorações do Senhor do Bonfim, Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas na Bahia; Aracaju em Sergipe; Caruaru, Petrolina e Arcoverde em Pernambuco; Campina Grande na Paraíba; Mossoró no Rio Grande do Norte; Juazeiro do Norte no Ceará; São Luís no Maranhão; e Cametá no Pará; dentre outros.

Caruaru e Campina Grande realizam as maiores festas juninas do Brasil, cada uma delas durando 30 dias. O São João de Caruaru está consolidado no Guinness Book como a maior festa regional ao ar livre do mundo e Campina Grande realiza a festa intitulada "O Maior São João do Mundo".

Arraial de São João - pintura de Assis Costa Artista Potiguar
As quermesses ainda são bastante populares no interior de São Paulo. Algumas das quermesses mais conhecidas são: Quermesse de Jandira, Quermesse de Garopaba, Quermesse do Calvário, Festa Santo Antônio do Pari, Quermesse de Mauá.

Curiosidades

A bem conhecida Oktoberfest, realizada anualmente na cidade de Munique, na Alemanha, começou como uma quermesse de igreja realizada em ação de graças pela colheita.

John Lennon e Paul McCartney se conheceram numa quermesse em julho de 1957,  onde Lennon se apresentava com seu conjunto The Quarry Men no pátio da Igreja de São Pedro, em Liverpool. Na ocasião McCartney, então com quinze anos, foi apresentado a ele por um amigo comum. Paul, tocou alguns rocks ao violão e John ficou tão impressionado que o convidou para entrar para a banda.

Abraço,

Angelyne


Nenhum comentário:

Postar um comentário