A todos os seus familiares!
![]() |
Imagem Google |
Páscoa cristã
Para os cristãos, o domingo de Páscoa é o encerramento da Semana Santa e celebra a ressurreição de Jesus Cristo e o seu primeiro aparecimento aos seus discípulos.
As comemorações referentes à Páscoa começam na Quinta-feira Santa (Endoenças), onde são comemorados o lava-pés e a Última Ceia de Jesus com seus apóstolos.
Na Sexta-feira Santa (Paixão), relembra-se a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário. É considerado um feriado nacional em muitos países em todo mundo, principalmente aqueles de maioria cristã.
O Sábado de Aleluia, Sábado Santo ou Negro, conhecido como dia de descanso, corresponde ao dia em que Jesus permaneceu sepultado.
A Semana Santa é a última semana da Quaresma, período em que os fiéis cristãos devem permanecer por 40 dias em constante jejum e penitências.
A Páscoa é classificada como uma festa móvel, assim como todas as demais festividades que estão relacionadas a esta data, como o Carnaval, por exemplo. Sua comemoração, entretanto, costuma ser entre os dias 22 de março a 25 de abril.
Páscoa judaica
![]() |
Imagem Google |
Para os judeus, a Páscoa (Pessach ou Pesach) é uma antiga festa realizada para celebrar a libertação do povo hebreu do cativeiro no Egito.
De acordo com a tradição, a primeira celebração de Pessach ocorreu há 3.500 anos quando, segundo a Torá, Deus enviou as Dez pragas do Egito sobre o povo egípcio.
Moisés, então, guiou os hebreus na travessia do Mar Vermelho para escapar aos exércitos do faraó de quem eram escravos.
As festividades começavam na tarde do dia 14 do mês lunar de Nisan, onde era servida uma refeição semelhante a que os hebreus fizeram ao sair do Egito (Sêder de Pessach).
Coelho da Páscoa
![]() |
Imagem Google |
No Antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antiguidade consideravam o coelho como o símbolo da Lua, portanto, é possível que ele tenha se tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
De acordo com a mitologia germânica, o coelho era um dos símbolos da deusa da fertilidade Ostara. O culto a Ostara costumava ser feito durante a primavera.
A partir desta mesma lenda mítica, surgiu entre os alemães a tradição de entregar ovos de galinha pintados de várias cores para as crianças. O ovo representa o começo da vida.
Para evitar as celebrações pagãs, os cristãos associaram o coelho e a tradição da entrega dos ovos à Páscoa Cristã.
Com o passar do tempo, o coelho e ovos de chocolate entraram para as tradições das festividades da Páscoa. Assim surgiram os primeiros Ovos de Páscoa.
Angelyne
Nenhum comentário:
Postar um comentário