quinta-feira, 5 de abril de 2012

Intolerância à lactose – não se prive de seus pratos prediletos

Autor: Angelyne
Muitas pessoas apresentam intolerância à lactose (açúcar do leite), que nada mais é que a impossibilidade de digerir produtos à base de leite e derivados. Em geral isso se deve a não produção ou à produção insuficiente da enzima lactase, pelo intestino delgado, a qual realiza a digestão da lactose.

Image by: Khaki

Há vários graus de intolerância, uma vez que a quantidade produzida pelo corpo varia de pessoa para pessoa.  Os sintomas mais comuns são a diarreia ou a prisão de ventre, distensão abdominal, gases, náusea e má digestão.

Existem exames que podem diagnosticar a intolerância à lactose. Embora não haja cura para essa desordem, é possível aliviar ou evitar os sintomas evitando a ingestão de leite e seus derivados. Hoje em dia existem muitos produtos com baixa lactose que podem substituir satisfatoriamente os produtos comuns.

Outra possibilidade é fazer uso de cápsulas de lactase, um suplemento alimentar, que deve ser ingerido sempre que se ingerir produtos com lactose e pode ser tomado diariamente, sem contra indicações.

É muito importante observar que a abolição dos produtos lácteos pode levar a uma carência significativa de cálcio, considerando que aproximadamente 70% do cálcio que obtemos através da nossa alimentação origina-se de produtos lácteos.

Se você apresenta esses sintomas, procure um médico, para se certificar de que se trata mesmo de intolerância à lactose e para obter uma orientação profissional adequada ao seu caso.

O fato de apresentar essa desordem digestiva, entretanto, não deve ser um impedimento para saborear os pratos deliciosos que são elaborados com leite, como arroz doce, canjica, bolos, pudins, strogonoff, suflês, etc.

Uma alternativa bastante eficiente é substituir o leite comum, o leite condensado, o creme de leite, pelo leite com baixa lactose, o leite de soja, o leite condensado de soja e o creme de leite de soja. Os achocolatados comuns pelos orgânicos deslactados. Esses produtos estão disponíveis na maioria dos supermercados, um pouco mais caros é verdade, mas se isso significa livrar-se dos sintomas indesejáveis causados pela ingestão da lactose, com certeza acaba valendo a pena!

Não é difícil fazer a substituição dos ingredientes, pois as quantidades são as mesmas que seriam usadas com os produtos comuns. Pode haver talvez alguma diferença na consistência do leite condensado e do creme de leite, mas com o uso pode-se chegar a resultados muito bons.

Se estiver interessado(a) em receitas sem lactose de doces e salgados, deixe um comentário e terei prazer em responder.

Site consultado: www.iffgd.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário