sexta-feira, 27 de abril de 2012

Arte animal está se tornando popular

No Japão, leões marinhos demonstram sua habilidade em desenhar caligrafia tradicional. Em Wisconsin, uma elefanta africana chamada Brittany, em Nevada, um cavalo chamado Cholla têm pintado durante os últimos quatro anos. Artistas animais incluem também cachorros, chimpanzés, ocelotes, cangurus, pandas e até mesmo dragões de Comodo. Quer você seja aficionado por arte ou não, isto dá o que pensar.

De acordo com a Associação de Zoológicos e Aquários, fazer com que animais pintem é, com frequência, parte dos programas de valorização destinados a melhorar a qualidade de vida dos animais selvagens em cativeiro. Os programas de valorização são planejados para ajudar a manter os animais saudáveis física e mentalmente. Esses programas são bem variados e podem disponibilizar lama, troncos em decomposição, ou serrapilheira[1] para os animais explorarem. A arte criada pelos animais tornou-se, de longe, o programa mais popular com os humanos e, frequentemente é vendida para ajudar a levantar fundos para as instalações onde eles são cativos.

Brittany, a elefanta, parece apreciar realmente seus esforços artísticos, abanando entusiasticamente as suas orelhas enquanto trabalha. Uma verdadeira artista temperamental, só trabalha quando está a fim. Portanto, só lhe oferecem o pincel uma vez por mês. O zoológico de Milwaukee vende suas pinturas na loja de souvenirs por um preço modesto para ajudar a levantar fundos para o zoológico.

Algumas pinturas de animais chegaram a alcançar preços de venda de arregalar os olhos. Duas pinturas de um orangotango de nome Towan foram leiloadas no eBay por 1.300 dólares. Três outras pinturas de um chimpanzé chamado Congo, criadas nos anos 50, foram vendidas em 2005 por mais de 26.000 dólares em um leilão entre obras de Renoir e Warhol.

Cholla, um cavalo mestiço mustang e quarto de milha oriundo de Nevada, tem criado um grande acervo de trabalhos, alguns dos quais têm sido exibidos em galerias de arte e exposições de costa a costa. Ele foi até incluído em uma competição de arte com júri na Itália. Os juízes ficaram consternados ao descobrir que um cavalo tinha sido inscrito, mas como a competição era oficialmente aberta a qualquer um, foi permitido que ele competisse.

Tillamook Cheddar, ou Tillie, uma cadela terrier Jack Russell, criou sua primeira peça de arte quando desviou do papel e fez um montinho no chão. De acordo com sua dona a “escultura” resultante parecia claramente um homem deitado de costas, com duas pernas e dois braços. Tillie passou a criar formas menos aromáticas, como pinturas. Sua vida está narrada na biografia Portrait of the Dog as a Young Artist: Art from Scratch, by the World'sPreeminent Dog Painter, por F. Bowman Hatie III, que está à venda no Amazon.com. 

Muitos destes trabalhos de arte se parecem com aqueles que você encontraria na porta da geladeira de quaisquer pais ou avós de crianças no jardim de infância. Entretanto, a maioria das vendas não é feita para colecionadores de arte e sim para amantes de animais que sabem que o dinheiro que estão gastando está sendo destinado ao bem estar dos animais. Existe também o provável prestígio por possuir um trabalho de arte animal como tema de conversação, para não falar na prova concreta de que você é mais apreciador do animal do que da arte.


[1] Serrapilheira consiste de restos de vegetação, como folhas, ramos, caules e cascas de frutos em diferentes estágios de decomposição, bem como de animais, que forma uma camada ou cobertura sobre o solo de uma floresta. Esta camada é a principal fonte de nutrientes para reciclagem em ecossistemas florestais e agroflorestais tropicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário