Angelyne
![]() |
O peso das mágoas impede o voo da alma! Image: Google |
Desde tenra infância colecionamos mágoas! Parece uma afirmação absurda, mas não é. Logo que entramos em contato com o mundo exterior captamos uma percepção falsa do "eu" com base no tratamento que recebemos dos "outros" ao nosso redor.
Não levando em consideração as exceções, um bebê entra para a família como o serzinho mais importante daquele universo. À medida que vai se conscientizado do entorno e do tratamento recebido vai assimilando sensações e compreensões que o situam como centro desse universo. Esse conjunto de percepções o ajuda a criar a primeira imagem que terá de si mesmo.
Conforme vai crescendo e sendo contrariado em suas expectativas ou tomando conhecimento de que precisa dividir seu espaço com outros seres com as mesmas necessidades e direitos, começa a ter as primeiras decepções. Quanto mais mimado tiver sido, mais dolorosas elas serão.
A educação que naturalmente vai sendo exercida irá reposicionando-o em seu universo. Nesse processo mágoas são inevitáveis. Trata-se de uma sequência normal de desenvolvimento e uma necessidade evolucionária.
Cada pessoa reage de forma diferente às pressões da vida. Nossa atitude em relação às alegrias e aos desencantos é que vai moldando nossa singularidade e nosso caráter. Aqueles que cultivam o otimismo e percebem que as vicissitudes ajudam a fortalecer o indivíduo encaram as suas com atitude positiva, conseguindo alcançar estágios avançados de desenvolvimento e paz espiritual.
Por outro lado, aqueles que se deixam destroçar pelos contratempos e decepções encontram grandes dificuldades para superar os limites impostos pela vida. Isso os aprisiona e gera grande sofrimento!
Como podemos nos livrar das mágoas? Que mecanismos de defesa podemos por em prática para evitar que as dores e tristezas nos aniquilem?
A resposta é simples: através do Perdão! Embora a resposta seja tão simples, colocá-la em prática é bem mais complicado. Mas todo esforço é válido para se desvencilhar dos fardos que sobrecarregam nossa alma e a deixam presa ao limbo do sofrimento.
O que causa uma mágoa? Geralmente uma expectativa frustrada.
Devemos procurar em nós mesmos a resposta para esta pergunta: "Por que fiquei magoado com isto?"
A resposta honesta nos mostrará que nos julgávamos merecedores de um resultado que nos fosse favorável. Então, será preciso analisar por que motivos supomos que seríamos merecedores de tal resultado. Muitas vezes descobriremos que estávamos sendo pretensiosos. Nesse caso a mágoa é infundada!
Porém, outras vezes descobriremos que tínhamos merecimento e fomos injustiçados, neste caso a mágoa tem fundamento. A partir dessa conclusão, faz-se necessário analisar essa mágoa para poder livrar-se dela. Se foi causada por uma pessoa precisamos nos colocar no lugar dela para tentar entender por que agiu assim e, com sinceridade, imaginar como teríamos agido em seu lugar.
Se ainda assim o senso de injustiça permanecer precisamos tentar minimizar sua intensidade. Podemos nos perguntar que importância terá este fato em minha vida daqui a vinte anos? Que impacto causará em meu futuro?
Quase sempre a importância será muito menor do que parece a princípio. Então por que cultivar tal mágoa? Vamos colocá-la de lado para pensarmos nela outra vez daqui a vinte anos... Percebe como isso funciona? É como guardar numa caixa em cima do armário aquela blusa que precisa de reparos... Talvez quando você for consertá-la, já esteja fora de moda...
Aquilo que você coloca fora de evidência acaba perdendo a importância. Isso também funciona com as mágoas. E é nesse processo de por de lado que você pode exercer o perdão! Por que não perdoar o que não tem mais tanta importância?
O objetivo do perdão, muito mais do que atingir o perdoado, é aliviar a própria dor. Quando você perdoa significa que pôs uma pedra em cima da ocorrência, isto é, sepultou-a para sempre. Desta forma ela não pode mais causar nenhum mal a você.
Podemos concluir, desta forma, que o perdão é benéfico para as duas partes. Traz paz e leveza para as almas envolvidas. Esse é o maior benefício que podemos, a um só tempo, oferecer e usufruir voluntariamente.
Quem consegue perdoar sinceramente torna-se uma pessoa mais feliz!
Autor: Angelyne
Nenhum comentário:
Postar um comentário